sexta-feira, 15 de agosto de 2008

ENTREVISTA DE EMPREGO

- Boa tarde, qual seu nome?
- Boa tarde, meu nome é Hermenegildo
- Hermenegildo, por que você se interessou pela vaga?
- Olha, sabe...eu na verdade nunca trabalhei com venda de carros, mas eu adoro desafios. Quando vi essa possibilidade, resolvi correr atrás e me lançar nessa oportunidade em algo totalmente novo.
- Ok, que bom...mas qual a sua área? você é formado?
- Olha senhor, eu me formei em Economia e fiz pós em gestão empresarial pela FGV.
- Nossa! Impressionante! Mas como chegou aqui? Tem certeza mesmo que quer vender carros?
- Claro! Tenho uma visão de mercado que os outros vendedores não têm. Quero sim!
Eu era gerente em uma multinacional, ganhava muito bem. Mas veio uma crise e os maiores salários tiveram que ser cortados. Então eu fui nessa leva.
- Entendo...esse mundo está realmente complicado não é, Sr. Hermenegildo? Me conta um pouco da sua vida, do que você gosta.
- Bem, eu viajei muito por vários países, nunca ficava em casa nos feriados e finais de semana. Conheci o Chile, Espanha, Estados Unidos, enfim, sou bastante viajado sabe. Acho que isso ajudará na conversa com os clientes importantes. Mas com o ocorrido, tive que me adaptar a nova realidade.Eu alugo um filminho, compro uma pipoquinha de microondas, fica com a minha esposa. É até mais romântico e aconchegante do que restaurantes famosos e impessoais.
- Claro..e você tem filhos?
- Tenho dois...um com 3 anos e o outro com 5. Os pobrezinhos ficaram na torcida para eu conseguir o emprego. Não querem ter realmente que se mudar para o quarto e sala que estamos vendo e também sair do colégio particular.
- Mas Sr. Hermenegildo....o senhor já sabe o que a nossa empresa oferece?
- Olha, mais ou menos..
- Bem, vamos lá....oferecemos uma ajuda de custo de R$ 280 reais e 5% de comissão para cada dois carros que você vender. Oferecemos vale transporte e tem uma senhora que vem aqui todo dia e vende uma marmita para os funcionários, no valor de R$ 4,50, caso a pessoa queira, podemos descontar do salário no final do mês. Aqui todos são autônomos também...é a nova tendência do mercado, o senhor deve ter visto na revista Você de março....
- Hummm, ah sim...interessa sim.
- Ok sr. Hermenegildo, vamos entrar em contato em breve para lhe informar quando será a próxima fase da seleção.
- Unf, humm, sim. Obrigado mesmo, eu fico no aguardo.

E lá vai o Hermenegildo...no seu terno Hugo Boss, comprado na época das vacas gordas, com a cabeça baixa, pensando se o motorista vai quebrar o galho e deixá-lo descer pela frente do ônibus.

Qualquer semelhança não é mera coincidência. Apenas a triste situação de muitos cidadãos brasileiros.