quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

A arte de dizer NÃO

Uma vez assisti uma entrevista da Ana Carolina, onde ela dizia que quando não queria algo, quando queria dizer não, ela simplesmente voltava a pergunta prá pessoa, apenas sorrindo: "mas como eu vou te fazer isso?", e sorrindo . E, segundo ela, a pessoa ficava tão sem graça que nem insistia mais.
Faz tempo que eu venho percebendo a importância de se falar não. Todo mundo tem o direito de dizer não e, muitas vezes, a obrigação de aceitar o não de outra pessoa. Tudo é como se dizer esse não. Como a Ana Carolina exemplificou, existem tantas maneiras de não se contrariar, de fazer o que realmente se tem vontade sem precisar ofender ou magoar o outro.
Mas o poder de se dizer um Não é infinito e maravilhoso. Eu ando percebendo o bem que faz ouvirmos o nosso próprio coração e nossa consciência.
Se não estamos com vontade de ir à uma determinada festa o que vamos fazer? Vestir um vestido, com raiva, pegar a bolsa e ir, só prá agradar quem convidou? Ficar se xingando porque não teve coragem de simplesmente falar: não to a fim de ir, preciso descansar, quero descansar.
Mas vamos ser realistas. Quando começamos a dizer mais não às pessoas, aumentamos consideravelmente o número de desafetos, de pessoas com cara feia para nós. Mas será que isso é um mal tão grande?
O que você prefere: Dizer amém prá agradar alguém e ficar se odiando depois ou ficar em paz e feliz por ter respeitado a SUA vontade e opinião mas ter alguém emburrado com você ou te chamando de chata por ai?

Eu hoje prefiro a segunda opção, definitivamente. Estou buscando muito a minha individualidade, a defesa dos meus ideais e das minhas vontades.

Tem aquela música antiga que diz: "porque ninguém vai dormir nossos sonhos". Então é isso, não viva a vontade alheia, não viva a vida alheia porque nada disso te pertence. No final do dia é você e você, junto com sua consciência.

Já li várias vezes o Gasparetto falando sobre isso nos livros dele. Falando de como devemos dizer mais "NÃOS" nessa nossa vida.

Acho, talvez, que essa é a minha maior meta para 2009. Ser mais individualista, não confundindo com egoísmo.

Feliz 2009 prá todos vocês.