quinta-feira, 20 de novembro de 2008

90´s

Não sei se isso acontece com todo mundo ou então na mesma intensidade que comigo. Definitivamente sou movida a cheiros e sons, músicas. Basta apenas um perfume ou aroma passar por mim que a minha vida corre , de volta a alguma época que vivi. Como acontece no filme "Efeito Borboleta"...onde basta ele ler um trecho de seu diário para as imagens serem rebobinadas e o passado virar presente.
Ouvi uma vez de alguém o seguinte: Não sei se quando envelhecer serei realmente feliz, pois sou absolutamente apegada e nostálgica.
Pois é, exatamente assim, sou eu.
Cheiro de terra molhada, cheiro de banho tomado, cheiro de misto quente (pasmem!), perfumes (vários!), entre vários outros.
Além desse sentido aguçado, tenho a audição...ou memória auditiva (???). Esses dias comecei a relembrar várias músicas da minha adolescência. Nossa, como é bom e ruim ao mesmo tempo.
Lembrei de tudo o que já vivi ao lado de amigos, pessoas eternamente queridas. As primeiras paqueras, as músicas que amávamos gravadas em fita cassete e ouvidas mil vezes, as risadas de perder o fôlego (onde nem sabíamos o motivo direito de rir tanto), as idas ao shopping que eram tão emocionantes prá gente, os tempos que tínhamos livres, que tínhamos o dever de apenas irmos à escola, estudar para as provas e o resto era só alegria. Lembro direitinho do quanto era grandioso poder planejar uma festa, mesmo que fosse quase 1 mês, 2 meses antes da data. A minha viagem de formatura na 8º série foi tão esperada, mesmo para os mais "saidinhos" dava prá perceber que era muita novidade e euforia, várias brincadeiras no ônibus...
Eu tive uma infância maravilhosa também, não era tudo perfeito nem nada, mas eu curti tudo o que uma criança, ou melhor, toda criança deveria curtir. Caí de bicicleta, brinquei de "esconde-esconde", pulei corda, brinquei de teatrinho, de boneca, de casinha, de fazer comidinha com terra e lama, de fingir que era gente grande brincando com a chave do carro do pai e com o sapato da mãe. Enfim...a minha infância foi boa, tenho lembranças e saudades de certas coisas. Mas é na adolescência onde nós começamos a perceber de verdade o mundo. O que ele tem de ruim, o que ele tem de infinito e maravilhoso, as possibilidades que existem. É nessa fase onde tudo começa se abrir para nós.
Eu sempre fui uma pessoa muito centrada e comportada, mas mesmo eu tive uma fase meio confusa, bem adolescente. Lembro sempre de quando fiz 13 anos e ficava indignada por não me deixarem fazer as coisas ou então sair com amigas...eu dizia: EU JÁ TENHO 13 ANOS, 13!
E olha que não era papinho não, eu realmente sentia aquilo, que já era grande, que sabia cuidar de mim mesma, que ultraje era aquele...dos meus pais não me deixarem fazer o que eu queria. Passado um ano eu já comecei a ficar mais calminha, os hormônios deram uma trégua e eu voltei a ser mais o que eu era antes.
Então me digam...como uma fase tão linda, nova e única como essa...regada a muita música boa, pode ser relembrada e ficarmos indiferentes a isso. Me diz..como eu posso ouvir uma música dessa época e não sentir meu coração apertado, rezando para me aparecer um gênio e me levar um pouquinho até aqueles dias.
If I could just turn back times...